Pressione Enter para ver os resultados ou Esc para cancelar.

PARALELO: O Senhor dos Anéis e O Hobbit vs. Draco Saga


"O Hobbit" foi publicado pela primeira vez em 1937 e a narrativa acontece 60 anos antes da história contada em "O Senhor dos Anéis", sua sequência. Este foi escrito entre 1937 e 1949 e publicado pela primeira vez, em três volumes, entre 1954 e 1955. São romances de fantasia medieval criados pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. O PARALELO de hoje mostrará conexões e semelhanças entre as duas principais obras de J.R.R. Tolkien e DRACO SAGA.

#Tolkien encontrou um papel em branco e, sem que ele mesmo soubesse o porquê, escreveu as seguintes palavras: "Em um buraco no chão vivia um hobbit". A partir da célebre frase surgiu "O Hobbit". Contudo a produção da história foi lenta e não avançou durante um bom tempo.

#PARALELO: Draco Saga começou como um pequeno conto de uma página em A4 onde o autor desejava esboçar como seriam retratados os seres humanos por uma raça mais inteligente.Os dragões foram escolhidos pelo fato de o autor ser admirador dos mitos de dragões.

#Depois de uma breve passagem na Cidade do Lago, onde restabelecem forças, o grupo avança finalmente para a Montanha Solitária, onde o dragão dourado Smaug dorme.

 #PARALELO: O protagonista Dryfr foi inspirado por Smaug (além de outras fontes) assim como a maioria dos dragões medievais retratados depois de o Hobbit. A paixão por riquezas, a megalomania, a vaidade e até a cor das escamas.

#A história de "O Senhor dos Anéis" ocorre em um tempo-espaço imaginários, um universo fictício completo e ricamente detalhado: a Terceira Era da Terra Média. Um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitada por humanos e por outras raças humanoides como elfos, anões e orcs.

#PARALELO: O mundo de DS é um espaço-tempo imaginário baseado nas idades média e renascentista da Terra real além de inspirado pelas obras de Tolkien e outras mitologias. Também é habitado por humanos, raças humanoides diversas e outras criaturas que aparecerão ao longo da saga.

#A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-Média, através da luta de humanos, anões, elfos, ents e hobbits contra os orcs, para evitar que o "Um Anel" volte às mãos de seu criador Sauron.

#PARALELO: Ao contrário das obras de Tolkien, em DS não existem "bem" e "mau". Talvez não seja possível vislumbrar isso apenas no volume 1, mas ninguém é inteiramente bom ou mau o tempo todo. Cada personagem tem suas motivações e objetivos para ser como é.

#A escrita era lenta devido ao perfeccionismo de Tolkien e foi interrompida frequentemente, por suas obrigações como professor e por outros deveres acadêmicos. Ele abandonou O Senhor dos Anéis durante a maior parte de 1943 e o reiniciou somente em abril de 1944.

#PARALELO: "O Despertar" demorou 5 anos a ser escrito pelos mesmos motivos de Tolkien: perfeccionismo e outras atividades. Ficou parado durante todo o ano de 2007 e 2008. "A Sentinela", volume 2 da série, está em produção desde 2009 e tem lançamento previsto para o começo de 2012.

#Há muitos temas teológicos subjacentes na narrativa, incluindo a luta do bem contra o mal, o triunfo do excesso de vaidade na humanidade e a atividade da Graça Divina.

#PARALELO: A teologia se faz presente em DS através das inúmeras referências ao espiritismos kardecista e através da crítica às religiões cristãs que, na verdade, são críticas a qualquer tipo de fundamentalismo.

#As mitologias do norte europeu são talvez as mais conhecidas influências não-Cristãs de Tolkien. Seus elfos e anões são parecidos e baseados na mitologia nórdica e relacionados à mitologia germânica. As influências específicas incluem o poema Anglo-Saxão Beowulf.

#PARALELO: É impossível descrever alguns seres mitológicos, como por exemplo os elfos, sem basear-se na mitologia nórdica. Até mesmo os dragões de DS foram, em partes, baseados em "Nidhogg", dragão da mitologia nórdica que rói as raízes da Yggdrasil, a árvore do mundo.

#Depois da publicação de O Senhor dos Anéis, devido à sua influência ocorreu a especulação que o "Um Anel" fosse um metáfora da bomba nuclear. Tolkien, entretanto, insistiu repetidas vezes que seus trabalhos não apresentavam aquele tipo de "alegoria" indicando no prefácio das novas edições que não gostou da especulação e que seu trabalho não é alegórico.

#PARALELO: Muitos escritores utilizam-se de "alegorias" como recurso para tecer críticas à diversas áreas por receio de possíveis críticas advindas da expressão de suas opiniões. É por isso que o mundo de  Draco Saga, apesar de ser um tempo-espaço imaginário, é habitado por seres humanos vindos da idade média da Terra real com todas as suas crenças e costumes. Assim, as críticas que alguns autores fazem indiretamente em DS são feitas de modo direto. Em Draco Saga também não existem "alegorias".


- Ler o 1º capítulo de Draco Saga GRATUITAMENTE: clique aqui;
- Comprar Draco Saga: clique aqui;
Marcadores

3 comentários:

  1. Achei bem interessante você fazer um paralelo de DS(embora não tenha lido) com o O Hobbit e o Senhor dos Anéis. A maioria das histórias fantásticas de hoje possuem uma certa base de Tolkien, que eu considero particularmente um gênio em todos os quesitos.
    Parece que os dragões estão tendo um espaço maior nas histórias de agora e eu acho isso muito legal. Sempre adorei dragões.

    Beijoss
    Colina do Tordo
    @colina_do_tordo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernanda!
    Já viste os outros "Paralelos"?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Depois que li o livro e antes de concluir minha resenha resolvi vim passear pelos posts do site Draco saga e conhecer um pouco mais sobre a sua criação e e gostei de saber desses paralelos com relação oa Senhor dos Anéis ( não li o livro - só vi o filme).
    Realmente é o ano do Dragão e Dryfr veio para marcar. Se com o Despertar já me conquistou imagino ao ler A Sentinela.

    Beijos
    Saleta de Leitura
    @saleitura
    Irene Moreira

    ResponderExcluir